18 agosto, 2007

RSS: o último dos broadcasts ?

Será o RSS, ainda, um modelo broadcast, ou seja: de um para muitos?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Broadcast

"Broadcast" é o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação, tendo como principal característica que a mesma informação está sendo enviada para muitos receptores ao mesmo tempo. Este termo é utilizado em telecomunicações e em informática .

http://pt.wikipedia.org/wiki/RSS
RSS é um subconjunto de "dialectos" XML que servem para agregar conteúdo ou "Web syndication" podendo ser acedido mediante programas/sites agregadores. É usado principalmente em sites de notícias e blogs.

Pelo que entendi, Broadcast é um modelo de encaminhamento e RSS é uma linguagem que se utiliza desse (e de outros) modelo.

Mas o que diferencia o broadcast da Televisão pro do RSS?

Com RSS eu posso definir se vou ler tudo, só o título, só o corpo, só o texto ou só só as imagens. Já imaginou um 'canal' de tv com a programação sem as propagandas, ou sem o conteúdo sexista, ou só com o conteúdo jornalístico...? Pois é, é possível. Agora imagine um feed RSS com uma só entrada: item. Essa é a televisão.

(rá! você entendeu. utilizei um título controverso para agora tentar, com uma argumentação fácil, fazer você entender minha perspectiva de que o RSS precisa melhorar pra muito além do 2.0)

O problema, pelo que estou vendo, não é o modelo do RSS ou do broadcast, mas do formato e das ferramentas empregadas nos blogs, agregadores e internets por aí.

O RSS permite que as informações sejam transmitidas de uma maneira mais transparente e maleável, fazendo assim com que as conversas sejam tão dinâmicas e claras o quanto possível. Enquanto o broadcast é um modelo de conversa que não serve pra mim, pois procuro relações mais consistentes (e *menos* promíscuas) do que a de um pra muitos. Mas mesmo assim acho que posso agregar as duas coisas a uma terceira e assim construir uma maneira de conversar nova, mais dinâmica e mais ágil.

Essa conversa precisa de ferramentas especiais. Ferramentas de multibroadcast e de metaRSS.

Falaremos deles no nosso próximo episódio.

(Quem decobrir em qual meio o termo gancho é utilizado da maneira que estou usando aqui, ganha dois brindes grátiss)

[fim]

Enquete para título do próximo post sobre o assunto

* O RSS é um formato de broadcast muitíssimo flexível (!?)
* Todo p2p é broadcast, mas nem todo broadcast consegue ser p2p (!?)
* metaRSS e multiBroadCast, a web 2.1 vem aí (!?)
* O bolhão de uma bolha a cada década (!?_)


No fim, arrumei imagens legais para quem não gosta de ler:


  • broadcast


-- minhas tags:
(11) 3013-3183, Brasil (+55)
dinheirolivre.com
agentesdocaos.net
culturalivre.org
broadcast
rss
tv

Nenhum comentário: