05 agosto, 2007

[estudiolivre] o dia em que voltaremos a ser primatas, pegaremos todas as canetas e as jogaremos para o alto!

EU APRENDI TUDO O QUE SEI COM ELE

---------- Forwarded message ----------
From: ricardo ruiz < doutorsocratesoreidofutebol@gmail.com>
Date: Aug 3, 2007 6:35 PM
Subject: [estudiolivre] o dia em que voltaremos a ser primatas, pegaremos todas as canetas e as jogaremos para o alto!
To: estudiolivre < estudiolivre@lists.riseup.net>, submidialogia <submidialogia@lists.riseup.net>, sergio amadeu < samadeu@gmail.com>

caro sérgio amadeu

há algumas semanas tivemos intensa troca de e-mails sobre o blog diversidade digital ( http://diversidadedigital.blogspot.com). para aquecer ainda mais a nossa discussão, gostaria de comentar as declarações de um de seus convidados para a desconferência.

na última edição da revista "a rede" (número 27 / julho de 2007),o diretor de tecnologia do instituto de pesquisa e projetos sociais (IPSO),
e também conselheiro editorial desta publicação, carlos seabra, salienta na página 46 que tem como objetivo repassar a metodologia das oficinas do ponto de cultura vila buarque (projeto ligado ao IPSO) para que seja replicada em outros pontos de cultura do país. e que para isso usa-se sistemas livres, se preferíveis, ou da plataforma ruindow$: "a gente não se importa se a caneta é bic ou montblanc", diz seabra.

incrível tal declaração partir de um gerente de tecnologia de um instituto que possui um ponto de cultura que é forte candidadto a ser um dos "pontões", um lugar de referência para os demais pontos de cultura. além de contradizer o próprio Secretário de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura, Célio Turino, que na página 16 da mesma revista salienta que a única condição para recebimento dos kits dos Pontos de Cultura é o uso do software livre.

mesmo indo contra as diretrizes do programa que apoia seu próprio projeto, o sr. carlos seabra talvez não saiba que com tal declaração ele tenta também ofuscar sem nenhum tipo de argumentação plausível o sério trabalho sendo desenvolvido no governo brasileiro desde 2003 na implementação e uso do software livre, dentre outras tantas iniciativas independentes e pessoais de mais de 15 anos.

além disso, ao comparar sem explicar software livre e software proprietário com uma caneta montblanc ou com uma caneta bic, este diretor de tecnologia não leva em consideração o que é mais importante no uso do sofrware livre: desenvolvimento tecnológico. uma vez que esse desenvolvimento tecnológivco se dá de braços e abraços com a produção midiática local de centenas de milhares de brasileiros e brasileiras, temos aí um esperado desenvolvimento tecnológico nacional.

essa analogia também se mostra estúpida em esclarecer a diferença básica entre os dois tipos de sistemas. eu e nunca ninguém de nenhuma comunidade foi convidado alguma vez a construir a sua própria caneta, seja ela bic ou montblanc. são duas marcas, duas empresas, dois produtos e dois segmentos de mercado. agora se o comparativo se tratava de algum comentário zombeteiro a respeito da performance de algum desses sistemas, meu slackware parace uma montblant, será que o sistema que este senhor utiliza se parece com uma bic?

um grande abraço de seu amigo,
ricardo ruiz
implementador gesac nordeste
e conselheiro deliberativo do descentro
usuário linux desde 2003

--
++    vote    ++
==MUSSUM==
   Cacilds! - 51
           +-+-

________________________________
Lista de Discussão do Estúdio Livre
portal colaborativo  -> http://www.estudiolivre.org/
sobre esta lista -> http://lists.riseup.net/www/info/estudiolivre


--
pora.net
agentesdocaos.net
culturalivre.org

Nenhum comentário: