18 abril, 2007

parando de escrever em listas

só pra falar que vou fazer essa campanha.

As listas de discussão foram um instrumento usado bem no início do século vinteeum, pelas "comunidades virtuais" (que era como chamavam os agrupamentos de pessoas naquela época).

Naquele tempo, os programas de email eram muito bem elaborados e permitiram que as listas de discussão se tornassem um bom meio de comunicação. Por muito tempo, as ferramentas de email foram melhoradas no sentido de aperfeiçoar a comunicação e organização das informações nessas listas. Milhares de pessoas enviando centenas de emails por dia, umas para as outras.

Mas ainda no começo foi possível perceber anomalias e graves falhas nessas ferramentas. A impessoalidade, e o baixo poder de transmitir sinais mentais através desses emails, geraram flames e trédis homéricas, onde vírgulas causavam mortes e interrogações suicídios. Naquele tempo, as pessoas ainda não pensavam no sentimento por traz daquelas informações binárias digitalizadas, onde apenas o zero e o um conviviam, em oposição e complentaridade, formando todos os outros mundos possíveis... naquele tempo, só o zero e o um divertiam-se.

Foi lá que começaram a pensar nas relações entre as pessoas. Foi lá que quiseram ver através dos computadores, falar com as pessoas, e não com os computadores.

Mas aos poucos, como todas as novidades inúteis da internet, as listas de discussão acabaram tornando-se obsoletas, e deram lugar a videoconferências multi ambientalizadas, ou ambientes imersivos de interação remota. E, também como todas as coisas da internet, as listas continuaram lá... com seu fluxo reduzido, claro, mas vivo, sendo utilizado de diferentes maneiras.

--

Hoje, algumas horas depois, resolvi tentar evoluir minha comunicação. Já percebi que em listas de emails é mais fácil não ser entendido... Pq há um direcionamento, linguagem e público específico? E as pessoas acabam vendo coisas onde não há nada, e achando onde não há o que achar? não sei....
No meu blog, escrevo pra quem quiser ler, mas escrevo antes de tudo pra mim, reflito, penso e publico alguns dos meus pensamentos, anseios e problemas. É a minha casa na internet, e não um fórum qqer com regras qualqueres que eu nem com todas concordo.
Para falar comigo, é fácil se teletransportar para cá, atravez de um hiperlink qualquer, clicou chegou.

Visito muita gente, quem quiser pode me visitar e assim vamos conversando...


quando o mar tá manso, alguém vao contra a maré...?