18 abril, 2007

muito ajuda quem não atrapalha

On 4/17/07, uncial wrote:

ahoy!

fala menotti, prazer em conhecer-te, man!
me passa um IM seu, pra trocarmos idéia :)

cheguei a escrever um daqueles emails espinhentos e cheios de
várias linhas, mas resolvi apagar, pra colocar apenas algumas palavras.

daí escrevi outro, mais factual e sincero, onde eu colocava todas
as minhas angústias e deixava trasbordar um pouco de sensibilidade para
amolecer esses corações duros detraz desses teclados furiosos. mas apaguei
denovo.

pq lembrei q email não funciona. lembrei que em porto alegre eu conversei
com a tati, com o pixel, com o menotti, com a fabs, com o habib, com a marialu,
com o mario teza, com o bruno gola, com o pirulito, com o alexandre, com o andré,
com o daniel tygel, com o vicente, com o outro alexandre, com o etienne, com o
outro andré, com o farid, com a fernanda, e com mais um tantão de gente...

gente. e que essas pessoas podem conversar comigo... e eu com eles.
e vamos conversando... pois é tudo um ciclo, sem fim... e somos, acima
de tudo, pessoas, que se preocupam umas com as outroas.

isso é carinho. assim, romântico e bobo mesmo, o carinho... seja por alguém,
ou por todo o mundo, o carinho nos faz preocupar, é o querer bem que cuida...

querem conversar comigo? estou aqui!

participo do estúdiolivre e apoio a iniciativa do festival criei tive como, discordo de
algumas coisas, mas dou meu apoio, e vou ajudar no que puder para fazer os
próximos. vou ajudar pq acho q vale a pena... se vc se preocupa, e acha q eu
não deveria fazer isso, por favor, fale comigo! vamos conversar.


Pq, sabe o que quero? quero paz, cara. quero tranquilidade.
Pq amor eu ja tenho, está por aí, só precisa encontrar, estamos aqui...

o amor está nas pessoas, mas a paz... a paz depende das pessoas.


amo todos vocês, amo a vida nesse planeta.
alguns de vocês são especiais na minha vida,
obrigado.

quero paz na minha vida.
e aceito ajuda...



---------- Forwarded message ----------
From: uncial <uncial_terra.com.br >
Subject: Re: [estudiolivre] TV CTC - eu estive lá!


On 4/17/07:
ahoy!

Primeiro gostaria de responder ao Frederico e ao Skárnio, que realmente deram azar. Todo mundo que chegava lá
na salinha era bem atendido, e eu pessoalmente indiquei a localização do EL para muita gente que passou por lá.
Inclusive levei o pessoal da casa de cinema ao lado do totemzinho. E tb falava que tinha dois representantes
por ali mesmo.

(Bem-atendido não quer dizer que era pajeado. Quem queria ser pajeado devia ter pagado um pouco mais. As
pessoas ali estavam trabalhando.)

E os vídeos do Skárnio foram passados pelo menos duas vezes (não todos, mas enfim).

E quanto a ser uma mostra de vídeos do FISL, bem, se vcs tivessem lido o panfletinho, iam ver que era isso
mesmo, independente do nome de batismo:

"A TV Criei, Tive Como! é uma mostra de vídeos diferente: um fluxo audiovisual aberto, operando durante todo o
8º Fórum Internacional de Software Livre."

\o/

* * *

Alas, cá entre nós, sejamos menos cínicos. Ficar criticando a mostra por não ser uma 'tv' é como ficar
criticando o estúdio livre por não ser um estúdio, hmn? =P

E ficá-la criticando por não ser 'livre' tb: para algumas pessoas (e empresas), aquilo é as free as it gets.
Não para mim, mas e daí? Não vi má fé na iniciativa, e sinto realmente que aquela galera (que é uma galera de
produção cultural convencional) é aberta a idéias. Pode ser um tiro no pé, mas prefiro confiar nas pessoas.

Agora, Fabs, fale mais dessa mesa vetada.

* * *

Cá entre nós, sempre que vejo gente muito cheia de certezas eu etc. E tenho visto mais certezas /por aqui/ do
que /por lá/. As coisas precisam ser postas em cheque, sim. A começar por essa revolta de barriga cheia de uns
e outros.

Então, vamos superar as dores e debater como gente grande, sem botar a mãe no meio e subir na mesa, ok?

* * *

Meu ponto é o seguinte: dar a palavra final sobre o assunto é bobaji. Se dispor a dar a palavra final sobre o
assunto é prepotência. Sem problemas ser prepotente, mas por favor, sem se fazer de último bastião libertário.
Noves fora essas coisinhas, vamos ao que realmente importa: dinâmica de produção e relações institucionais.

Primeiro, relações: novamente me parece que a birra do EL é a falta de participação na construção do evento
ENQUANTO INSTITUIÇÃO. Se for isso mesmo, poxa vida. Vcs deviam aprender a funcionar além da instituição, ver
que ela vale muito pouco, é simplesmente uma FERRAMENTA de atuação em certos fóruns anacrônicos.

Instituições (clubes, ONGs, partidos, casamento) são coisas às quais a gente se filia enquanto é conveniente. O
elo realmente forte e verdadeiro entre as pessoas se constrói sobre e para além das instituições (chuifs).

Depois, produção: tem um certo modo de fazer que não combina com a injeção de grana da petrobrás, vcs sabem
muito bem. Exemplo:

O projeto do Lablivre para o evento não se concretizou. O CTC sim. Por outro lado, o stream do EL funcionou
quase toda hora. O do CTC não. Se o lablivre tivesse rolado, pelas suas dimensões, ele não seria essencialmente
muito diferente do CTC. Essa é a minha tese sobre o assunto.

Sei que não articulei muita coisa, mas já tá começando a dar preguiça.

Queria conversar mesmo era sobre os vídeos no/do EL, a 'neutralidade' dos softwares de edição (viu, pedro? ^^)
e inclusive sobre a dinâmica de projeção da mostra, que foi quase parecida com o falcatrua (várias
interrupções, bugs e improvisos), e isso para mim é as free as it gets. Se vc quer de outro jeito, faça o seu.
Bisonhamente, o que amarrou a projeção foi justamente o software (livre) usado. Esse xine, vou te contar viu?

Por favor, sem flames. Vou mandar um outro email especialmente para isso.

Menotti


________________________________
Lista de Discussão do Estúdio Livre
portal colaborativo  -> http://www.estudiolivre.org/
sobre esta lista -> http://lists.riseup.net/www/info/estudiolivre

Nenhum comentário: