08 maio, 2006

Meu projeto de pesquisa

PLANO DE TRABALHO - ATIVIDADE DE APOIO TÉCNICO
Título do Projeto de Pesquisa em Andamento: Pontos de Cultura Digital, no Programa Cultura Viva

Bolsista: Uira Porã Maia do Carmo
Coordenador: Prof. Dr. Saulo Faria Almeida Barretto
Instituição: Instituto de Pesquisas em Tecnologia da Informação
Período: abril a dezembro de 2006

RESUMO

O bolsista irá integrar a equipe que está desenvolvimendo os softwares necessários no projeto dos Pontos de Cultura, focado nas demandas de Desenvolvimento de Interface (Arquitetura de Informação (Layout+Usabilidade) + Desenvolvimento de Templates(html+css)). As ferramentas pesquisadas e desenvolvidas durante 2005 para comunicação, colaboração e aprendizado distribuído para o Conversê, Estúdio Livre e mapeamento dos pontos terão seu desenvolvimento continuado ao longo de 2006, com uma política de desenvolvimento aberto, que permitirá a colaboração de diversos parceiros no desenvolvimento, e metodologia amadurecida e mais consistente.

1. INTRODUÇÃO

Dentro do projeto de pesquisa em andamento, o trabalho de suporte à implementação dos Kits Multimídia em relação a produção e intercâmbio de material multimídia entre os Pontos de Cultura prevê a documentação dos processos de produção e de utilização dos softwares livres multimídia no portal web www.estudiolivre.org, como fonte de referência a ser utilizado para pesquisa pelos Pontos de Cultura.

Esta interface deve prover suporte técnico a softwares multimídia livres aos Pontos, mediação e atendimento através da lista de discussão através da documentação da pesquisa nas áreas de áudio, vídeo e gráfico, proporcionando autonomia digital em relação à produção de programas de rádio, vídeos, músicas, fanzines e tantas outras vias de comunicação disponíveis.


2. ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO BOLSISTA

2.1 – Desenvolvimento contínuo dos três sistemas-eixo da eqiupe

Durante o ano de 2005 foram desenvolvidos os sistemas usados nos portais Conversê, Estúdio Livre e CulturaDigital(mapSys). O projeto de 2006 tem como eixo desenvolver e aperfeiçoar continuamente estes três sistemas, de acordo com as demandas do Ministério da Cultura e da Cultura Digital. Este ítem inclui a integração entre os sistemas mapSys e SGE (produtos 5.1 e 5.4).

O bolsista integrará uma equipe de Interface, que será responsável por melhorar continuamente a interface dos sistemas.

2.2 - Desenvolvimento do portal Fronteiras Digitais

Durante a Teia, encontro dos Pontos de Cultura de todo o Brasil, acontecerá o seminário Fronteiras Digitais, debate para promover uma ampla reflexão sobre quais as perspectivas e configurações dos novos cenários que o ciberespaço possibilita e identificar quais os principais desafios em termos de ação, pesquisa e desenvolvimento para os próximos 20 anos. Todo o debate será redigido e publicado em um portal, que será construído a partir do conversê porém com identidade visual e escopo próprios.

O bolsista será responsável por desenvolver a interface do portal.


2.3 - Pesquisa em Interface

Como descrito do item 2.1 deste documento, o bolsista integrará uma equipe responsável por fazer melhorias constantes na interface dos sistemas usados na execução do projeto.

Neste escopo, o bolsista estará continuamente pesquisando soluções para interface, em especial soluções para sistemas web.

2.3.1 - Arquitetura de Interface (Layout+Usabilidade).

- Busca por soluções de visualização/Interação/navegação (ex: AJAX, Lightbox JS).

- Desenvolvimento de uma "versão" do e-MAG para "Redes Sociais - Sistemas de Conversa e Troca de Arquivos". Trata-se de um 'check list' de tudo o que um sistema de 'Rede Social' precisa para garantir uma boa navegação e interação aos usuários.

2.3.2 - Desenvolvimento de Templates (html+css)

- Pesquisar sistemas, linguagens e "padrões" (ex: W3C, e-Mag ) para o desenvolvimento de Interface Web.
Nessa parte a pesquisa ficará mais focada no uso de softwares, liguagens e padrões 'abertos'.

2.3.3 - Acessibilidade

Avaliar o desempenho dos sites/sistemas em diferentes situações:
   - Uso por portadores de necessidades especiais;
   - conexão discada x banda larga
   - html+css+javascript x flash

Objetivando a otimização fos sistemas para ficarem bonitos e cheios de recursos sem perder no desempenho.


--
www.culturalivre.org
--

Nenhum comentário: