10 janeiro, 2007

Re: [MetaReciclagem] Pinguin e cidadão comum

Em 1/9/07, Leo germani escreu:


Pinguin e cidadão comum
9 01 2007

São Paulo, 8 de janeiro de 2007. Loja Kalunga da Av Paulista.

Entro para comprar papel sulfite (reciclado) e sou hipnotizado por lindos monitores LCDs… alguns segundos mais percebo que todos exibem um quase bonito fundo de tela de algo que parecia um linux Kurumin. Mais alguns segundos ainda e, me aproximando, vejo que se trata do Computador Para Todos .

De orelhada ouço o rapaz perguntando para o vendedor, se esforçando para mostrar para mãe que sabia do que estava falando e logo saberia como gastar bem o dinheiro dela:

- e esse processador… ele é… assim… aguenta bem o windows xp?

O vendedor diz que é bom.. e que se pode ampliar a memória RAM e tal, mas explica que o computador já vem com linux, que tem todas as funcionalidades..

- a tendência agora é o mercado começar a usar cada vez mais linux.. daqui a uns 2 anos vai ser tudo linux…

O rapaz ficou meio desconcertado, fez algumas perguntas e saiu…

Dois passos para a esquerda um outro perguntava sobre umas impressoras HP. Depois das perguntas de prache de um cidadão comum como "ela é econômica?", "posso configura-la pra imprimir só rascunho?", "vem com tinta?", veio a não tão usual: "Tem compatibilidade com linux?"

- Creio que sim, fulana ali sabe dizer, ou podemos ver no site, mas tenho quase certeza que sim.


Lista de discussão da MetaReciclagem
Envie mensagens para metarec@colab.info
http://lista.metareciclagem.org

- - - -

Em 1/9/07, Leo germani escreveu:

Em 1/9/07, liquid slave escreveu:
 
Em 1/9/07, joe pereira escreveu:

acho q linux tem q melhorar um pouco ainda pra poder realmente entrar na mente das pessoas e ficar
 
Eu acho que o linux tá perfeito, a treta é com os aplicativos (comuns para todos os SOs) e as libs de sistema que tem que
ser pau pra toda obra.
 

acho q falta os fabricantes de hardware tomarem vergonha na cara e fazer drivers melhores pra linux... em alguns casos.. simplesmente fazer drivers já seria bom...

na melhor das hipoteses.. Abrir o código dos drivers....


Sendo realisa acredito que o maximo que dá pra acontecer são os drivers 'fechados' para linux.

Sendo mais proativista, acho q esquema eh ler bastante coisas sobre RFCs, protocolos e padrões. Propor diretrizes de boa convivencia entre softwares, falando da importancia de padroes abertos para pessoas e entidades, movimentar a comunidade da internet, as empresas com fama de boazinhas (apple, google, cannonical...) para termos softwares e hardware multicompatíveis entre si.

Tah bom que não sei nada sobre pesquisa de padrões de intercomunicação entre plataformas, linguagens e arquiteturas, mas imagino que jah deva existir algo que proponha ou já proporcione isso. Aí é colocar nas campanhas que as empresas de software precisam seguir aquilo, sendo os códigos fechados ou não.

Meu irmão sempre lembra duma situação nos estados unidos onde todas as donas de casa ficaram um dia sem comprar carne, para forçar uma queda de preço. Eu nunca acredito totalmente, mas acho q, na prática, isso pode funcionar. Imagina que massa, campanhas mundiais de boicote a empresas malditas. Aeeeee... Uma semana sem comprar nada da ATI, nem acessar o site nem nada, boicote total até ela liberar um driver decente que funcione no kernel mais novo do linux, do bsd, do macox, do vista... duvido que funcione, mas a idéia é boa, viva as donas de casa!

meu nome eh wilson!

Nenhum comentário: