29 janeiro, 2008

Confirmado: Cozinha Aberta/Livre no CP BR

o legal é que metade do texto fala do palm, ele é mesmo um grande cara!

 
 

Sent to you by Uirá Porã via Google Reader:

 
 

via Campus Party Brasil by erodrigues_softwarelivre on 1/23/08

CozinhaAberta

Cozinhaberta é um espaço aberto para a produção de conteudos-mídias livres, sendo ao mesmo tempo um espaço de troca de conhecimentos e informações de código aberto.

Pelo fato da cozinhaberta derivar de processos criativos coletivos e remixagem de outras versões, a cozinhaberta se transforma em uma obra em construção e evolução constante, podendo ser facilmente adaptada para formatos distintos, de acordo com as características dos espaços ocupados. em resumo, a cozinhaberta eh uma obra site-specific em eterno processo de construção e desenvolvimento.

Acesse o site: palm.estudiolivre.org

A idéia principal da cozinha é fazer um parâmetro entre o primeiro laboratório de química-física-matemática que pessoas comuns
experimentaram - a cozinha - muitas vezes sem ter a noção da complexidade e facilidade que envolve o ato de cozinhar.

Do mesmo modo como esta complexidade é facilitada pela existência de receitas de como fazer “comida”, a proposta da cozinhaberta é
facilitar o acesso de produção de conteúdos multimídia para pessoas comuns viabilizarem suas ideias.

As duas única regras existentes para a produção de comidas-midias na cozinha são: tudo o que for produzido deve ter uma licença de uso aberta, e tudo o que for produzido deve ser remixado.

Proposta para a campus party:

Partindo dos processos criativos da ultima versão da cozinha no sesc pompeia, a cozinhaberta será apresentada em um formato de bolso, com duração de 1 hora. durante este tempo, o publico será convidado a montar os equipamentos/instrumentos musicais para uma apresentação audiovisual, junto com os artistas proponentes.

Além da apresentacao, uma oficina de processamento de imagens e sons em tempo real sera ministrada por ricardo palmieri (vjpalm), com duracao de duas sessoes de duas horas cada, demosntrando algumas possibilidades do uso de ferramentas livres como puredata, pdp e GEM.

Tudo isso ficará por conta de Ricardo Palmieri (vj palm) é arquiteto, produtor multimídia e pesquisador de ferramentas livres para produção artística. Desde 1998 vem pesquisando as potencialidades do uso do computador, nos processos de produção de ambientes interativos.

Em 2001 agrega o uso de vídeo-projeções ao espaço da performance, trabalhando uma nova arquitetura cenográfica onde se torna possível realizar intervenções espaciais em tempo real, partindo dos estímulos produzidos pelos corpos em cena. Iniciou seus trabalhos artísticos junto com o prof. Renato Cohen no grupo Midia Ka.

Trabalhou como vj (video jockey) em festas e raves, incluindo participações em encontros como VJBR I no Museu da Imagem e do Som em São Paulo com performance multimídia no evento Anti-Festa, dentro deste encontro.

Desde 2003 vem pesquisando e produzindo multimídias com software e hardwares livres em diversas plataformas (windows, mac osx e linux).

Em 2005 começa a trabalhar para o Ministério da Cultura do Governo Brasileiro, junto ao programa Cultura Viva - Pontos de Cultura - no
projeto Cultura Digital, sendo pesquisador e oficineiro de produção Gráfica com ferramentas livres. Paralelo a isso, realiza trabalhos
dentro das unidades do SESC São Paulo (vila Mariana, Paulista, Pompéia, Campinas, Santos, Consolação, Itaquera, Interlagos, São
Carlos, Ribeirão Preto, Catanduva) como artista independente, e com os coletivos estudiolivre.org, metareciclagem e grupo tempo kala.

Com o estudiolivre.org, participa em julho e agosto de 2006 como oficineiro de produção multímidia nos Talleres de Verano da
Universidade de Extremadura (Espanha) e apresenta o projeto Jardim de Volts no Hangar em Barcelona (Espanha). Desde então vem trabalhando com a criação de dispositivos de interação de baixo custo, e realizando oficinas para experimentação da aplicação destes
dispositivos.

Atualmente, pesquisa a integração de meios de expressão relacionados a produção artística, utilizando ferramentas como PureData, Processing, Blender, Reactivision, criando novas interfaces para a produção cultural, realizando obras de forma colaborativa e participativa.


 
 

Things you can do from here:

 
 

Nenhum comentário: